Desentupir

Existem problemas que enfrentamos diariamente, como entupimentos de pias, tanques, ou vasos que não podemos deixar para resolver depois. Assim que a água começa a não ter o escoamento normal devemos tratar de desentupir para evitar que o esgoto acabe totalmente bloqueado pois aí fica muito mais difícil desobstruir os canos. Quando ocorre um entupimento, existem alguns procedimentos caseiros e básicos que podemos tentar para desentupir a pia ou o vaso. A primeira tentativa deve ser feita com uma mangueira, tapando-se saídas de escape de excesso colocamos a mangueira no ralo ou enfiamos no vaso e damos o máximo de pressão, se for pouca coisa que estiver trancando o cano, podemos resolver com esta medida simples. Se isto não acontecer o próximo passo é experimentar com um desentupidor ou encanador, tapando qualquer saída, colocamos água na pia ou vaso e fazemos pressão com o desentupidor, se resolver você logo verá a água começar a escorrer livremente.

Quando estas duas medidas não derem o resultado desejado é hora de você tentar o uso de produtos químicos como a soda caustica que pode ser usada tanto na pia, como no vaso sanitário, caixa de gordura, ou seja, em qualquer tipo de esgoto que se queira desentupir, porém o uso da soda exige que se tomem vários cuidados pois pode fazer queimaduras sérias quando em contato com a pele, isso sem considerar que ela deve ser administrada com água fervente o que aumenta muito o risco e faz com que tenhamos que redobrar os cuidados. Se a soda também não solucionar o problema e o entupimento for na pia você ainda pode tentar tirar o sifão logo abaixo da cuba e tentar desentupir por aí, na maioria das vezes, algum desses procedimentos resolve o caso, principalmente se for pia ou caixa de gordura, o vaso é sempre mais complicado. Em alguns casos de desentupimento, é aconselhavél chamar empresas desentupidoras.

Se nenhum dos procedimentos mais comuns solucionarem o problema está na hora de procurar uma ajuda mais especializada de profissionais autônomos ou empresas que tenham equipamentos próprios para fazer um hidrojateamento se for o caso, com este dificilmente o esgoto não será desentupido, mas caso persista e continue bloqueado talvez seja a hora de proceder à abertura do esgoto. Quando isso acontece no vaso sanitário às pessoas logo se apavoram pensando em ter que quebrar o vaso, isso hoje não acontece mais pois eles não são colados com cimento como antigamente, então podem ser removidos e recolocados no lugar assim que a saída for desentupida. Casas onde tem crianças isto é comum de acontecer quando elas jogam brinquedos e outros objetos no vaso, embora muitos acidentes aconteçam também com adultos. Em casos de objetos, geralmente para desentupir têm que se retirar o aparelho, outros processos normalmente não resolvem.